Como a reprodução de cães e gatos é muito rápida, o descuido com os animais em casa e os animais deixados soltos nas ruas são as principais causas da grande reprodução e do aumento do número de animais abandonados.
Além do risco de contrair doenças e transmitilas; ser atropelado; provocar acidentes de carros; receber maus tratos como

pedradas, pauladas, chutes etc, cães e gatos na rua cruzam e podem ter 12 ou mais filhotes ao ano. Abandonados por seus cuidadores, eles acabam por sofrer, sentir fome, sede, frio, medo, ficar doentes e transmitir doenças para as pessoas e outros animais.
Veja no quadro acima como apenas um casal de animais pode em 10 anos gerar mais de oitenta milhões filhotes direta e indiretamente.

A esterilização é uma cirurgia que impede definitivamente a procriação e ocorrência do cio. É efetuada pelo médico veterinário e realizada sob anestesia geral. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos

CIO
O cio inicia-se por volta dos seis meses de idade. É o período em que as fêmeas ficam férteis e prontas para cruzar e ter filhotes. Nas cadelas, pode durar mais ou menos 21 dias e o período fértil ocorre entre o nono e o décimo segundo dia. As gatas podem apresentar cio durante um tempo indeterminado. Nas cadelas, o cio ocorre aproximadamente a cada seis meses.
As cadelas e as gatas podem gerar, em média, 12 filhotes todos os anos.

O Animal Sofre?
Não. A cirurgia de esterilização é feita com anestesia geral e no dia seguinte o animal deve receber analgésico e antibiótico.

Ele para de tomar conta da casa?
Não. Os animais castrados continuam tomando conta da casa como antes.

A cirurgia de esterilização é o único método eficiente para prevenir as crias indesejadas, o abandono, o sofrimento e a morte prematura dos animais.

Idade para Esterilizar o Animal
A partir de quatro meses de idade a cirurgia já pode ser feita. Quando filhote, o melhor é marcar a cirurgia 15 dias após a aplicação das últimas vacinas. A idade limite é de oito anos.
Não é necessário que a fêmea tenha uma cria ou um cio antes da castração. A idade ideal é sempre antes do primeiro cio, pois quando a cadela é castrada nesse período, as doenças reprodutivas nunca ocorrerão. Não a prejudique deixando que tenha uma cria. Também não é necessário que o macho cruze a primeira vez.