Assim como você, o seu animal de estimação também deve ter um documento de identidade.

Do tamanho de um grão de arroz, o microchip contém informações do animal (nome, cor, raça, pelagem, idade, peso, sexo, carteira de vacinação, etc.) e do cuidador (nome, endereço, RG, CPF, telefone, celular). Ele é aplicado na nuca, com uma

seringa descartável, sem a necessidade de anestesia.
Depois de colocado o microchip, basta passar o leitor ótico e aparece um número - um código mundial - para evitar identidades iguais. O número é de um cadastro que estará no computador, com todos os dados do cuidador e do animal.
O microchip será implantado gratuitamente nos animais que participarem do programa de controle da população de animais realizado pela Prefeitura de Telêmaco Borba, quer seja pela esterilização/castração do seu animal, quer seja pela adoção dos cães e gatos encaminhados pela Prefeitura.