Banhos
Com frequência quinzenal, recomenda-se que sejam dados em dias quentes, nas horas mais quentes do dia, com uso de água morna, sabonete neutro ou de coco, secando bem com toalha, para que ele não

sinta frio.
É preciso evitar a entrada de água no ouvido, enxugando bem com algodão após o banho, para não ocorrer inflamação (otite).
Filhotes podem ser limpos com pano embebido em água morna, vinagre branco e álcool em proporções iguais, mas um banho é sempre bem-vindo, com os devidos cuidados.

Limpeza do Quintal
Utilizar água corrente e evitar produtos de limpeza que possam causar alergias. Quando houver necessidade de dedetizar o ambiente contra pulgas, carrapatos e outros, com uso de produtos tóxicos, deve-se manter os animais afastados, até que o efeito do veneno termine.

Alimentação

  • Há rações apropriadas para cada fase da vida dos animais: filhotes, prenhes, adultos, idosos, doentes etc. A ração para filhotes deve ser oferecida até o sétimo mês de vida e depois deve ser trocada gradativamente pela ração de adulto.
  • Recomenda-se: para os filhotes, deixar o alimento em pequenas porções e várias vezes ao dia; para os adultos, deixar o alimento duas vezes ao dia. Deixar também água fresca e limpa sempre à disposição.
  • A água deve ser trocada duas vezes ao dia e mantida à sombra. Lave diariamente o bebedouro, esfregando com uma esponja.
  • Lembre-se: ao final do dia, o alimento que sobrou deverá ser retirado e o comedouro lavado com água e sabão, para se evitar a presença de formigas, baratas e ratos.
  • Biscoitos, pães, frituras e doces não são alimentos adequados para os animais. Geram obesidade e outros graves problemas à sua saúde. Ossos de galinha podem matar por perfuração de vísceras.

CUIDADO!
Evite perturbar os animais quando estão dormindo, comendo ou bebendo. Eles podem ficar agressivos e até mesmo morder.

IMPORTANTE:
Na necessidade de trocar de ração, proceder a troca de forma gradual, caso contrário pode desencadear diarreia.